Request a Demo

    A melhor opção entre Tratamento de Sementes Industrial ou On Farm

    Na atividade agrícola, toda propriedade deve ser vista como uma empresa rural e, como tal, o planejamento da safra é uma das etapas mais importantes para o sucesso da lavoura. Já estamos finalizando a colheita da safra de soja em algumas regiões e a safrinha segue a todo vapor, principalmente do milho, a cultura mais cultivada nessa época. Nesse post, vamos repassar pontos importantes dessa etapa.

    No planejamento da safra todos os itens são importantes, começando pela qualidade da semente, que é um fator muito significativo, pois além de garantir uma maior produtividade, uma semente de alto potencial agronômico é capaz de reduzir os custos com o uso de produtos fitossanitários para a eliminação de invasoras e pragas. Nesse sentido, um dos principais aliados dos produtores tem sido o tratamento de sementes, seja ele na forma de TSI (Tratamento de Sementes Industrial) ou TS On Farm.

    Através dessas tecnologias, é possível fazer o tratamento com polímeros, biofungicidas, bionematicidas, bioestimulantes, inoculantes, dentre outros produtos, e desse assunto nós entendemos bem aqui na Indigo: desenvolver produtos biológicos de alta performance para o tratamento de lavouras de soja e milho em todo o Brasil. Mas antes de falarmos das nossas soluções, vamos entender o que, de fato, são TSI e On Farm.

    O TSI significa Tratamento Industrial de Sementes e, como o próprio nome diz, é o beneficiamento da semente com os produtos diretamente na indústria ou sementeira. Entre suas características, estão:

    • As sementes chegam prontas para o plantio na sua lavoura;
    • Garante uniformidade na distribuição dos produtos na semente;
    • Dispensa o manuseio de produtos agrícolas na fazenda para o tratamento de sementes;
    • Mais agilidade e rapidez no plantio;
    • Evita perda do produto por excesso de chuva ou ventos;
    • Talhões mais uniformes, o que diminui a susceptibilidade das plantas a pragas e doenças;
    • No momento do plantio, maior comodidade para se preocupar apenas em colocar a semente na plantadeira;
    • Menor uso de mão de obra na lavoura;

    Tecnologias como polímeros e secantes já podem vir na própria semente. Em resumo, o TSI é uma tecnologia bastante atrativa para o produtor e de bom custo-benefício quando se considera a otimização de todos os recursos empregados no plantio da semente.

    Já o TS On Farm é o tratamento de sementes realizado direto na fazenda, ou seja, o produtor adquire as sementes, os produtos que serão aplicados, e realiza o tratamento em sua própria área. Esse sistema pode ser realizado de diversas formas, podendo ser feito diretamente nos sacos das sementes, em betoneiras ou até mesmo em equipamentos fornecidos pelos revendedores. No entanto, o sistema On Farm requer alguns cuidados, como:

    • Uso de EPIs durante o tratamento das sementes;
    • Necessidade de um local seguro e arejado para realizar o tratamento;
    • Necessidade de mão de obra treinada e especializada;
    • Muita atenção com a procedência do produto utilizado;
    • Necessidade, em certos casos, de um local para armazenamento da semente, caso o tratamento não seja realizado um dia antes do plantio.

    Esse sistema de tratamento também traz vantagens, como:

    • Possibilidade de realizar o tratamento até mesmo horas antes do plantio;
    • Menor custo da atividade como um todo.

    Soluções Indigo

    Pensando nas diferentes realidades dos produtores rurais, desenvolvemos soluções capazes de atender diversos tipos de manejo. Dessa forma, além do TSI e On Farm, também apresentamos como alternativa a possiblidade de se aplicar os produtos em sulco ou via foliar.

    No caso da aplicação em sulco, além das vantagens dos bioprodutos da Indigo, existem ainda outros benefícios, como:

    • Agilidade no processo, uma vez que é dispensada a etapa de tratamento via semente;
    • Menor perda de produto por lixiviação;
    • Maior área de ação do tratamento, ou seja, além da semente, trata-se também o solo.

     

    Já na aplicação via foliar, a grande vantagem para o produtor é poder parcelar a aplicação do produto em diferentes estágios de desenvolvimento da planta.

    A Indigo conta ainda com uma linha de produtos bastante diversificada e com alta estabilidade, permitindo o armazenamento das sementes tratadas por até 300 dias até o plantio.

    Um dos nossos produtos de destaque é o biotrinsic simplex, um inoculante e bioestimulante exclusivo, feito à base de Bacillus simplex e que pode ser utilizado nas culturas de soja e milho.

    Além do biotrinsic simplex, a Indigo possui uma ampla linha de biológicos de alta performance, enraizadores, promotores de crescimento, bionematicidas, polímeros e lubrificantes, que possuem alta compatibilidade com os principais químicos do mercado, e estão disponíveis para outras culturas, garantindo ótimos resultados para as lavouras.

    Também é exclusivo da Indigo e destinado à cultura do milho o Ipowder Plus, um componente que lubrifica, seca e nutre a semente. Esse lubrificante substitui o grafite no momento do plantio e ajuda na secagem rápida pós-tratamento, além de contribuir para a nutrição da planta.

    Crédito Rural

    Além de todo nosso portfólio de produtos biológicos para a lavoura, a Indigo possui ainda soluções de crédito que permitem ao produtor rural acessar de forma simplificada os recursos necessários para o desenvolvimento de sua safra ou safrinha, proporcionando flexibilidade na escolha dos insumos. Com o Crédito para o produtor rural da Indigo, é possível, em uma única transação, incluir sementes, biológicos e até fertilizantes. Com ele, o produtor adquire o produto no momento do plantio e só paga depois de colher.  

    Agora que você já conhece as diferenças entre o TSI e o TS On Farm, já pode escolher a melhor opção para a sua propriedade. E seja qual for a sua escolha, você já sabe: pode contar conosco para aumentar a sua produtividade!