ILPF: o caminho para uma produção sustentável e rentável

A Integração Lavoura Pecuária Floresta (ILPF) é uma prática agrícola que equilibra a produtividade, a rentabilidade e ainda promove o respeito ao meio ambiente. Segundo a Embrapa, a ILPF oferece um bom retorno econômico ao produtor, com potencial para gerar lucros significativos. Estudos indicam que esta estratégia de plantio pode gerar lucros de aproximadamente quatro reais para cada um real  investido, superando a lucratividade de sistemas que utilizam apenas lavoura ou pecuária.

Mas o que é exatamente a ILPF e como ela pode transformar o futuro da sua produção?

A ILPF é um sistema de produção que integra de forma estratégica as atividades agrícolas, pecuárias e florestais em uma mesma área, otimizando o uso da terra, e promovendo sinergia. Na prática, isso significa que todas as atividades são planejadas e executadas de forma integrada, buscando o máximo aproveitamento dos recursos naturais.

Por exemplo, a lavoura pode ser cultivada em consórcio com pastagens que servem de alimento para o gado. As árvores, por sua vez, podem fornecer sombra para o gado, proteger o solo da erosão e gerar renda com a produção de madeira ou outros produtos florestais.

Dados da Rede ILPF revelam que o Brasil possui cerca de 17,43 milhões de hectares com produção em sistemas integrados. Do total, quase 80%, integra apenas  lavoura e pecuária, sem introduzir árvores no sistema. Até 2030, a Rede trabalha para que seja atingida a meta de 35 milhões de hectares com o sistema ILPF.

Dentre as muitas vantagens dessa estratégia de produção estão o aumento da produtividade e da sustentabilidade, uma vez que este sistema contribui para a conservação do solo, e o controle da erosão. Isso acontece porque com uma maior quantidade de matéria orgânica no solo, há uma maior ciclagem de nutrientes, o que permite o melhor desenvolvimento de microrganismos, e uma maior infiltração da água.

Verdadeiras barreiras de vento, as árvores também ajudam a reduzir a perda de umidade no solo. Nos sistemas silvipastoris, as árvores ajudam ainda a levar conforto térmico para o gado.

Há ainda benefícios econômicos. Com o solo em uso durante todo o ano, o produtor emprega mais pessoas e ainda ajuda o meio ambiente. Isso porque esta estratégia tem baixa emissão de Gases do Efeito Estufa, contribuindo para reduzir o aquecimento global.

A diversificação traz maior segurança para o produtor, mantém o solo em uso durante todo o ano e gera mais empregos no campo. Outra vantagem observada é a melhoria da biodiversidade, com um ecossistema mais equilibrado, que atrai polinizadores, predadores naturais de pragas e outros organismos benéficos, e ainda a rentabilidade da propriedade, já que as fontes de renda são diversificadas e o custo de produção é reduzido.

Segundo, Francisco Matturro, presidente executivo da Rede ILPF, quem tem interesse pela IRPF pode seguir alguns passos. O primeiro deles é fazer uma análise do solo. “O Brasil é um país de solos predominantemente pobres. Nós temos terras muito boas em algumas regiões, mas o que predomina são os solos pobres, com alto teor de alumínio, acidez muito elevada".

O ideal é começar fazendo uma curva de nível e terraços para preservar a água da chuva, para preservar matéria orgânica. Depois, fazer a calagem, uma correção de solo. “É uma operação muito barata e não adianta começar a agricultura da semente para frente. A agricultura a gente faz do solo para frente. Então, a correção de solo é o primeiro passo", reforçou.

O próximo passo é plantar uma leguminosa. Normalmente se planta soja. Se a propriedade for pequena, ele pode escolher feijão, qualquer feijão, feijões, de um modo geral, ou até amendoim, que é uma leguminosa absolutamente importante e de boa qualidade. Na sequência, deve-se plantar o milho com qualquer tipo de capim.

“O milho tem crescimento muito rápido. O capim já germinado, ele entra num processo de dormência, quando o milho começa a secar, entre os raios de sol, o capim cresce, corre-se o milho, você tem um pasto estabelecido de boa qualidade", pontuou.

Claro, o sistema também impõe alguns desafios. Um deles é a adaptação do produtor, uma vez que é preciso mudar a mentalidade para poder adotar novas práticas de manejo. Também é preciso levar em conta que a  implementação da ILPF pode exigir investimentos em infraestrutura e equipamentos, além de exigir conhecimento técnico para o manejo integrado das atividades agrícolas, pecuárias e florestais. Outro ponto que deve ser levado em conta é a gestão do tempo e recursos. O produtor precisa aprender a gerenciar as diferentes atividades de forma eficiente e equilibrada.

Neste cenário, os produtos biológicos, como biofertilizantes e biopesticidas, podem ser grandes aliados na implantação da ILPF. Isso porque eles ajudam a melhorar a saúde do solo e das plantas, proporcionando manejo mais sustentável e alinhado ao modelo proposto.

O uso de produtos biológicos ajuda o produtor a reduzir a dependência de insumos químicos, diminuir os impactos ambientais da produção e promover a saúde do ecossistema.Sem dúvida, este sistema representa um caminho promissor para uma produção agrícola mais sustentável e rentável. 

Ao integrar lavoura, pecuária e floresta, o produtor otimiza o uso da terra, diversifica a produção, protege o meio ambiente e aumenta a rentabilidade da sua atividade. Com o apoio de produtos biológicos e o conhecimento técnico adequado, a ILPF pode transformar o futuro da sua produção. 

Segundo Matturro, quem deseja iniciar o sistema pode procurar a rede ILPF, qualquer unidade da Embrapa, ou uma unidade da CAT no estado de São Paulo, ou mesmo da EMATER pelo Brasil para receber uma orientação adequada. 

“Minha mensagem é que não faça nada por conta própria. Acompanhe, pergunte, se oriente. A gente desloca técnicos para ver o local. Importante também participar dos nossos dias de campo. Nós temos um calendário recheado de dias de campo para que o agricultor acompanhe e veja como se faz certo. É melhor começar certo do que ter que corrigir depois", conclui.


Quem quiser saber mais pode ouvir o episódio 39 do Minuto Agro, o podcast da Indigo, sobre o tema no link: https://www.indigoag.com.br/pt-br/minuto-agro-podcast-agronegocio

 

Fontes:

https://redeilpf.org.br/ilpf-em-numeros/

https://globorural.globo.com/sustentabilidade/noticia/2025/02/sistemas-integrados-elevam-ganhos-da-industria-de-arvores-e-de-produtores-rurais.ghtml

https://www.embrapa.br/tema-integracao-lavoura-pecuaria-floresta-ilpf/nota-tecnica

 

Explore mais sobre os produtos biológicos da Indigo e descubra como eles podem ajudar no desenvolvimento saudável das suas lavouras, garantindo resultados de alta performance e maior sustentabilidade no campo. Para saber mais, clique aqui. https://www.indigoag.com.br/pt-br/biotrinsic-simplex