Request a Demo

    Macro x micronutrientes: entenda o que são e a relação com a sua lavoura

    Não são apenas os seres humanos que precisam de alimento para viver. As plantas, para germinar e se desenvolver também precisam de uma alimentação balanceada! E é sobre essa “dieta” e seus componentes que vamos falar hoje.

    Comida de planta! Entenda o que são os macro e micronutrientes

    No reino vegetal as necessidades são supridas – além da água, solo fértil, ar, luz solar - por nutrientes chamados macro e micronutrientes. Por definição, macronutrientes são os nutrientes essenciais necessários em grandes quantias. Já os micronutrientes são necessários em quantidades menores. Vamos conhecer cada um.

     

    Macronutrientes:

    • Nitrogênio (N): O nitrogênio é um dos nutrientes mais importantes para o crescimento vegetal. Ele é um componente essencial das proteínas, enzimas e clorofila, que são fundamentais para a fotossíntese. O nitrogênio é responsável pelo desenvolvimento das folhas e pelo aumento da produção de biomassa.
    • Fósforo (P): O fósforo desempenha um papel crucial na transferência de energia nas células vegetais. Ele é essencial para a formação de moléculas de ATP (adenosina trifosfato), que são a fonte de energia utilizada pelas plantas. Além disso, o fósforo é necessário para a formação de DNA, RNA e membranas celulares.
    • Potássio (K): O potássio desempenha várias funções nas plantas, como a regulação do equilíbrio hídrico e a ativação de enzimas essenciais. Ele está envolvido no transporte de nutrientes, no desenvolvimento das raízes e na resistência das plantas a doenças e estresses ambientais.
    • Cálcio (Ca): O cálcio é muito importante para o fortalecimento de raízes e folhas, além de realizar o equilíbrio da alcalinidade e acidez da seiva e transporte de outros nutrientes. 
    • Magnésio (Mg): Item fundamental, pois é responsável pela coloração verde das plantas pois integra a molécula da clorofila, e atua na fotossíntese.
    • Enxofre (S): Componente das proteínas e dos aminoácidos essenciais, atua na síntese de vitaminas e enzimas e na composição celular de cloroplastos.

    Micronutrientes:

    • Ferro (Fe): O ferro é fundamental para a produção de clorofila e para o transporte de elétrons durante a fotossíntese. Ele desempenha um papel crucial na obtenção de energia das plantas e na manutenção de sua cor verde vibrante.
    • Zinco (Zn): O zinco é essencial para o crescimento e desenvolvimento das plantas. Ele ativa várias enzimas envolvidas na síntese de proteínas e na regulação do crescimento das raízes. O zinco também desempenha um papel importante na resistência das plantas a doenças.
    • Boro (B): O Boro tem participação importante na estrutura da parede celular da planta, crescimento de meristemas, diferenciação celular e germinação do tubo polínico. 
    • Manganês (Mn): O manganês também atua na fotossíntese, na estruturação da planta, na ativação enzimática, na síntese de lignina e na formação de camada física para evitar a infecção por fungos.
    • Cobre (Cu): Presente em diversas enzimas, participa do processo de fotossíntese, respiração, redução e fixação de nitrogênio.
    • Molibidênio (Mo): Atua no metabolismo do nitrogênio, por isso é essencial para plantas que realizam fixação biológica de N.
    • Cloro (Cl): Importante na fotossíntese e nas relações hídricas da planta, além de contribuir para o crescimento e desenvolvimento em todas as fases fenológicas. Participa, também, da formação, desenvolvimento e qualidade dos frutos. 

    Os macro e micronutrientes são fundamentais para o crescimento saudável das plantas.  Eles estão ligados a processos metabólicos importantes na produção de energia, síntese de componentes celulares e no desenvolvimento geral. Qualquer deficiência ou excesso de nutrientes pode ser prejudicial para o desenvolvimento e produtividade da cultura.

    Falta e excesso

    A falta de macro e micronutrientes podem levar a sintomas visíveis como amarelecimento de folhas, má formação de raízes, diminuição da produção de frutos e até mesmo a morte das plantas. Mas o excesso também pode comprometer o desenvolvimento, nutrientes em grandes quantidades podem provocar toxicidade e afetar negativamente o equilíbrio nutricional.

    Para garantir que as plantas recebam os nutrientes a premissa básica é realizar um manejo de solo adequado. E um dos primeiros itens é fazer uma análise de solo e identificar quais os nutrientes estão disponíveis, e assim determinar a necessidade da adubação.

    Além da adubação para disponibilizar os nutrientes, práticas conservacionistas de solo como a rotação de culturas e o plantio direto, são muito bem-vindas. Elas contribuem para a manutenção da matéria orgânica e consequentemente para a qualidade nutricional do solo.

    Em suma, o que o produtor deve ter sempre em mente é que macro e micronutrientes são os alicerces das plantas e qualquer comprometimento impacta diretamente na produtividade. Portanto, se há desequilíbrio nutricional, o prejuízo também acontece no bolso.

    Inoculando com a Indigo

    Na Indigo o produtor pode contar com a linha biotrinsic simplex um inoculante e bioestimulante exclusivo, formulado com microrganismos promotores de crescimento especificamente para as culturas de milho e soja. Trata-se de um produto único no Brasil e que utiliza a poderosa base de Bacillus Simplex. 

    Ao oferecer uma solução única, o biotrinsic simplex permite uma produção agrícola mais sustentável, combinando uma variedade de benefícios para as plantas, tais como maior vigor e robustez, mais tolerância a pragas e doenças, eficiência na nodulação e na fixação de nitrogênio na soja, plantas mais nutridas devido a solubilização do fósforo indisponível, tolerância ao estresse hídrico devido ao incremento de raízes secundárias e diversos outros.

    Referências 

    https://2de1053e.isolation.zscaler.com/profile/a6b81f4b-c7aa-442e-92e4-82007a78be2a/zia-session/?controls_id=aa32233c-ae66-49e9-aba5-3779aa449de3&region=was2&tenant=edelman&user=637d4c83d50c11a2653a0e92c519cd5b7cd8077912f769cd753b62f89ec0c449&original_url=https%3A%2F%2Fwww.ultrasafra.com.br%2Fblog%2Fmacro-e-micronutrientes-o-que-sao-e-qual-a-importancia-para-as-lavouras%2F&key=sh-1&hmac=1f0e53c0cd82cf2d66529d24a139a0ad4c018655ed20a521b18e7a0ffddff461

    https://www.embrapa.br/contando-ciencia/cultivos/-/asset_publisher/SQBdWkKUgS0N/content/os-alimentos-das-plantas/1355746?inheritRedirect=false#:~:text=Tanto%20os%20macronutrientes%20como%20os,fertilizantes%2C%20tamb%C3%A9m%20chamados%20de%20adubos

    https://www.agrolink.com.br/fertilizantes/noticia/a-importancia-dos-macro-e-micronutrientes-para-o-desenvolvimento-das-culturas_469289.html

    https://agropos.com.br/micronutrientes/ 

    https://blogs.canalrural.com.br/embrapasoja/2021/11/17/confira-o-papel-do-cloro-na-nutricao-de-plantas/#:~:text=O%20cloro%20tem%20papel%20importante,desenvolvimento%20e%20qualidade%20dos%20frutos