Request a Demo

    Nematoides: o que são, como vivem, do que se alimentam, por que se preocupar?

    Pequenos organismos que vivem no solo e alimentam-se principalmente das raízes das plantas, os fitonematoides causam um prejuízo inversamente proporcional ao seu tamanho em lavouras do mundo inteiro. 

    Também chamados de “vermes” e em sua maioria invisíveis a olho nu, os nematoides em geral possuem formato de fio (algumas espécies têm forma globular e são mais finos que um fio de cabelo). Tratam-se de seres aquáticos, mas que podem ser encontrados em ambientes extremos para sobrevivência.

    Além de serem encontrados no ambiente – nematoides de vida livre – onde participam da ciclagem de nutrientes, eles podem ser parasitas de animais (zooparasitos) e fitoparasitas, quando são hospedeiros obrigatórios de plantas. E é sobre este último que vamos falar.

    Cultivos Agrícolas

    Um estudo realizado em 2022 pela Sociedade Brasileira de Nematologia mostrou que, em menos de 10 anos, os números de perdas devido aos nematoides pode levar a um prejuízo de R$ 870 bilhões. O levantamento também demonstrou que já existe uma perda de R$ 65 milhões, principalmente em lavouras de soja, o que significa que a cada 10 safras, uma inteira é perdida.

    Na agricultura existem diversos gêneros de nematoides que podem impactar a produção:

    • Meloidogyne incógnita (nematoide das galhas)
    • Pratylenchus (nematoide das lesões)
    • Heterodera (nematoide de cistos)
    • Rotylenchulus (nematoides reniformes)

    No entanto, é consenso entre os nematologistas e fitossanitaristas que o gênero Meloidogyne é o mais importante na produção agrícola. Geralmente estes parasitas possuem uma espécie de estileto bucal que retira substâncias nutritivas das plantas e injetam substâncias tóxicas na célula vegetal. 

    Por estarem presentes no solo, eles atuam diretamente sobre as raízes das plantas e esse fitoparasitismo geralmente pode ser evidenciado pelo aparecimentos de galhas – as quais podem ser 

    confundidas com nódulos no caso da soja -,escurecimento do tecido da raiz e volume radicular reduzido.

    Já na parte aérea das plantas, os sintomas acontecem em reboleiras, ou seja,  “manchas” na área de plantio, formado por plantas menores e de folhas amarelas.

    É importante destacar que as folhas amarelas são consequência da deficiência nutricional, e este é um sintoma reflexo do fitoparasitismo do nematoide, uma vez que ele atua destruindo a raiz, tornando a planta ineficiente para a absorção de água e nutrientes do solo.

    O fato é que todos esses sintomas culminam com a queda na produção da cultura, por isso a importância de realizar o controle.

    No Brasil, as principais regiões afetadas pelos nematoides são o Sul, Centro-Oeste e Norte. Em algumas regiões, mais de 99% das amostras evidenciam a presença desse parasita.

    Não plante nematoide!

    Existem diversos meios para combater os nematoides, no entanto, o crucial é a prevenção. Por não se locomoverem, o principal agente disseminador dos nematoides, é o homem. Dentro de uma área de cultivo o fitoparasita pode ser disseminado através de várias formas:

    • Má conservação do solo
    • Uso de maquinários/implementos contaminados
    • Sementes/mudas de má procedência
    • Água de irrigação
    • Ventos fortes
    • Movimentos de pessoas/animais na área 

    Para atuar preventivamente o ideal é seguir a rigorosa legislação sanitária, como o Decreto 24.114/34, o qual aprova o regulamento da defesa sanitária vegetal e a Lei 10.711/2003, que dispõe sobre o Sistema Nacional de Sementes e Mudas. Depois disso, o controle é a melhor medida. Veja alguns cuidados:

    • Limpar os reservatórios de água e os canais de irrigação;
    • Usar mudas produzidas em substratos esterilizados;
    • Lavar cuidadosamente as máquinas e os implementos agrícolas, principalmente, após sua utilização em áreas infestadas pelos vermes;
    • Evitar acesso de pessoas e animais domésticos em áreas infestadas;
    • Evitar plantios consecutivos com culturas suscetíveis ao verme;
    • Fazer rotação de culturas com gramíneas, como milho e sorgo. Essas plantas reduzem a população dos nematóides;
    • Utilizar cultivares resistentes;
    • Expor as camadas profundas do solo à radiação solar nas horas mais quentes do dia.

    Biometacidas

    O controle biológico vem conquistando espaço como uma prática viável tão eficiente quanto o químico (e até melhor), uma vez que seu período de ação é maior e mais sustentável. Entre seus benefícios destacam-se:

    • Viabilidade;
    • Fácil aplicação;
    • Alternativa adequada para culturas de ciclo curto, médio e longo;
    • Não permite o surgimento de formas resistentes de nematoides;
    • Não desequilibra a biota do solo;
    • Corrobora para o manejo integrado de nematoides para uma agricultura sustentável.

    Para os nematoides, o controle biológico baseia-se na relação antagônica entre microorganismos e fitopatógenos, podendo ter diferentes modos de atuação: antibiose, predação, indução de tolerância da planta hospedeira, micoparasitismo, produção de enzimas e toxinas, colonização sistêmica da rizosfera da planta hospedeira, competição por nutrientes e sítios de colonização e liberação de enzimas hidrolíticas que atuam na degradação da parede celular.

    biotrinsic bionematicida

    Na Indigo, para o controle de nematoides você encontra o biotrinsic bionematicida, um produto feito à base de Pseudomonas oryzihabitans, um microrganismo endofítico, o que torna as plantas mais robustas e resistentes. Sua formulação é exclusiva e de fácil aplicação, atua em diferentes culturas e age nos três principais tipos de nematoides nas plantas: cistos, lesão e galha. 

    Outro diferencial é que não importa qual o estágio de desenvolvimento do nematoide, o Bionematicida atua nas fases de ovo, juvenil e adulto. Além de diversos benefícios, recebe melhor absorção por parte das plantas.

    Referências

    https://www.youtube.com/watch?v=ojF7P35U4bU 

    https://www.embrapa.br/agencia-de-informacao-tecnologica/cultivos/cana/producao/manejo/fitossanidade/nematoides

    https://revistacultivar.com.br/artigos/nematoides-importancia-e-manejo 

    https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/5139844/mod_resource/content/0/nematoda_teo1.pdf 

    https://agroconsult.com.br/estudo-preve-prejuizo-de-r870-bilhoes-em-menos-de-10-anos-por-nematoides/

    https://nematologia.com.br/files/anais/2017/Controle%20Biol%C3%B3gico%20pr%C3%

    A1tica%20fundamental%20para%20o%20manejo%20sustent%C3%A1vel%20de%20nematoides.pdf