Request a Demo

    Tecnologias acessíveis que podem mudar a vida do produtor rural

    Quando pensamos em melhorar a eficiência na produção rural, a adoção de novas tecnologias são uma aliada fundamental. O produtor convive, safra após safra, com um grande desafio: aumentar a produtividade e ao mesmo tempo reduzir os impactos ao meio ambiente, e a utilização da tecnologia no campo é o elo para promover esta equação.

    O que você vai aprender nesse artigo:

     

    De alguns anos para cá, a aplicação de novas tecnologias no campo vem sendo tema de discussão no mundo todo. Pode-se observar um avanço promissor nas soluções disponíveis para a indústria. Produtores e empresas do setor buscam, por meio delas, garantir cada vez mais eficiência e rentabilidade desde o manejo da lavoura até a comercialização da produção agrícola.

    Imagem 2

    Dado que existem tecnologias ao alcance de todos, para todos os bolsos e demandas, qual a maneira mais viável de o agricultor conseguir utilizar da tecnologia em sua produção? Quais os caminhos para otimizar tempo e economizar dinheiro, gerando mais lucro e qualidade em seus produtos? Quais as tecnologias mais acessíveis?

    As respostas para estas e outras questões relacionadas mapeiam o futuro das organizações como um todo e podem estar na melhoria do planejamento e gestão da propriedade rural.

    Qual a importância e as vantagens de usar tecnologia no campo?

    A aplicação de tecnologia no campo é um divisor de águas na agricultura. A tecnologia mudou a forma como o produtor gerencia todos os processos do plantio. Ou seja, os métodos tradicionais, que eram, em muitos casos, onerosos e, por vezes, demorados, cederam espaço para o uso de inovações que trazem eficiência, melhor manejo da lavoura, redução dos custos e resultam em uma maior produtividade para o setor.

    Hoje, por exemplo, um produtor consegue monitorar remotamente sua lavoura de diversas formas, através do uso de imagens de satélites, que permitem visualizações diretamente do computador, tablet, ou mesmo de um celular, podendo fazer isto a qualquer hora e de qualquer lugar do mundo.

    A utilização de tecnologias inovadoras traz diversos benefícios, como:

    - Suporte na tomada de decisões: o monitoramento de resultados no campo é facilitado por meio de relatórios informatizados e informações precisas, monitorando o mercado para avaliar o melhor momento de compra de insumos, planejamento de compras e avaliação no comportamento de preço, possibilitando as chances de sucesso nas medidas a serem tomadas.

    - Melhor eficiência: o uso da agricultura de precisão, com o monitoramento das condições de clima e solo para controle e intervenções mais pontuais e assertivas, assim como o uso de biológicos, com a aplicação de microrganismos naturais para combater pragas e doenças, têm caminhado para o surgimento de uma agricultura biológica de precisão, que adquire mais praticidade, reduzindo atividades repetitivas que gastam tempo e dinheiro, diminuindo esforços físicos, aumentando o ganho de eficiência e gerando qualidade nas informações.

    - Redução no desperdício: para que o emprego de agentes biológicos apresente eficiência satisfatória em campo, é fundamental que o gatilho para a aplicação seja acionado no momento correto, ou seja, no início da infestação da praga-alvo. O uso de dispositivos eletrônicos, desenvolvidos por empresas de tecnologia da informação, associadas a pesquisadores e técnicos ligados ao agronegócio, possibilita realizar diversas tarefas simultaneamente, de maneira rápida e assertiva. O acompanhamento remoto da chegada da praga à lavoura, bem como o seu desenvolvimento e crescimento populacional por meio de armadilhas inteligentes, é um caminho que já vem sendo projetado.

    - Incremento de produtividade: independentemente da cultura implantada e do tamanho da área, o uso de produtos biológicos assegura o incremento de produtividade e rentabilidade. Estes produtos são substâncias naturais, como feromônios, enzimas, fitormônios, macroorganismos vivos, como insetos, ácaros e nematoides ou microrganismos vivos, como vírus, bactérias e fungos, que protegem a cultura, controlam algumas doenças e pragas e, também, auxiliam no condicionamento do solo, contribuindo na fertilização e estrutura da planta, aumentando a produtividade, reduzindo o uso de químicos e melhorando os ganhos da lavoura. Além disso, com o uso da agricultura de precisão, as etapas de plantio e colheita são monitoradas e ligadas a sistemas de controle que acompanham de maneira precisa as condições das áreas de atividades agronômicas baseadas no princípio da variabilidade do solo e clima, agregando valor na lavoura, reduzindo tempo e custo de produção, e gerando aumento de produtividade.

    Assim, podemos afirmar que uso de tecnologias na agricultura traz impactos positivos para as lavouras, tais como, redução de custos e uma melhor rentabilidade, geradas a partir do uso de insumos mais eficientes, como os produtos biológicos, na redução do tempo gasto com as atividades, melhor aproveitamento das áreas de plantio; maior precisão nas operações, menor impacto do meio ambiente, maior segurança alimentar, melhor gestão agrícola da propriedade, maior controle da propriedade rural e rapidez no planejamento da fazenda.

    Tecnologias mais acessíveis ao produtor

    Existem opções acessíveis que são capazes de oferecer mapas, gráficos e números de produção de fácil visualização e operação. Uma possibilidade é apostar em ferramentas que são aptas para mapear e prever a produtividade.

    Podemos encontrar plataformas no mercado que permitem o acesso à informações essenciais e relevantes a qualquer produtor, como programas capazes de informar, estimar e projetar a produtividade agrícola em tempo recorde. Isso é possível por meio de pesquisas de alto rigor metodológico, acurácia, objetividade e muita inovação, estudos que resultam num complexo algoritmo capaz de realizar previsões com taxa de acerto superior a 90%.

    É possível encontrar tecnologias inovadoras que garantem sistemas bem parecidos com o de streaming de filmes do Netflix, por exemplo, pagando uma taxa de assinatura relativamente baixa, gerando um custo de centavos por hectare. Ou seja, organizar e planejar são ferramentas fundamentais para obter crescimento e lucro na lavoura, independentemente do tamanho da área.

    Algumas das tecnologias disponíveis para o produtor são: GPS agrícola, robótica na agricultura, internet das coisas, drones e irrigação automática (saiba mais). Mas como aplicar tudo isso de forma mais barata e acessível ao produtor?

    51412806766_6da8ed7dde_k

    Como a procura por tecnologia está em alta, os preços dos produtos e serviços inovadores tiveram redução e as condições de pagamento se tornaram mais flexíveis. O governo federal também criou políticas de incentivo ao acesso de tecnologias para a produção agrícola.

    Além disso, podemos encontrar aplicativos gratuitos de linguagem simples e que estão à disposição para facilitar a vida do agricultor. Também nos deparamos com muitas marcas de maquinários e implementos agrícolas no mercado que possuem tecnologia integrada ao seu sistema, capazes de monitorar o controle sobre todas as etapas do plantio, reduzindo os custos de produção.

    Conheça algumas das tecnologias em forma de aplicativos gratuitos disponíveis para o produtor rural

    • Diagnose virtual: voltada para doenças na lavoura. Utilizada para o manejo das doenças, redução dos custos e cancelamento de respostas ruins das plantas pelo avanço de doenças.
    • Agritempo: para o monitoramento das condições climáticas. Sistema que disponibiliza mapas de previsão do tempo, mapas de monitoramento, mapas de índice de seca e histórico de chuvas, além de informações meteorológicas para o seu estado. Está disponível para uso direto no celular.
    • Doutor do milho: com este aplicativo pode-se realizar a identificação do estágio de desenvolvimento das plantas de milho, estágios fenológicos e como realizar o manejo, com sugestões específicas para cada fase.
    • Guia InNat: para o controle das pragas, esse aplicativo determina qual tipo de manejo utilizar para não reduzir os inimigos naturais. O app possui controladores de pragas, com informações sobre os predadores e parasitoides, o ciclo de vida e as funções destes artrópodes. Ele traz imagens desses agentes naturais, tornando mais fácil fazer o controle biológico e o MIP na área.
    • Planilha Eletrônica para Gerenciamento Rural: planilha eletrônica em que se pode colocar os dados de todos os custos e receitas, facilitando o planejamento rural.

    A Indigo aposta no uso de tecnologias

    Para a Indigo, o futuro das lavouras é promissor e todo e qualquer produtor pode fazer parte dele. A inovação tecnológica está ao alcance de todos, basta atentar-se e abrir-se às novas tecnologias. Existem alternativas para todos os bolsos, desde que o produtor seja receptivo e esteja programado para receber a inovação. O importante é não se prender à extensão de suas terras, deve-se olhar além e tentar alcançar sempre mais.

    Portanto, para o pequeno produtor obter acesso à tecnologia no campo, é necessário pesquisar qual das tecnologias melhor se aplica à sua lavoura e consultar os fornecedores para entender de que forma pode ser feita a implantação da tecnologia.

    Carbon-Partner-Page---WIW---CommitedBuyers

    Com a inserção de novas técnicas e a evolução das soluções existentes, as lavouras que não se abrem a essa nova realidade correm o risco de ficarem defasadas. Eleita umas das empresas mais inovadoras do mundo pelo ranking CNBC Disruptor 50 em 2019, a Indigo tem como propósito a promoção da sustentabilidade e a saúde das pessoas por meio de soluções em tecnologia e inovação que sejam mais rentáveis ao produtor rural.

    A Indigo desenvolve soluções para ajudar o produtor a aumentar sua rentabilidade, produzir de forma mais sustentável e contribuir com uma alimentação mais saudável para o consumidor, usando microbiologia natural e tecnologias digitais. Essas transformações são importantes para produzir melhor com recursos mais limpos e custos menores, o que é ideal aos agricultores.

    Clique aqui para receber nossos conteúdos