Request a Demo

    O aumento da utilização de biológicos no Brasil

    Com o aumento exponencial da população mundial e a exigência da sociedade por produtos cada vez mais sustentáveis, o agronegócio se alia à tecnologia e busca cada vez mais produzir com eficiência, resultando em maior rentabilidade e em uma produção em perfeito alinhamento com as questões ambientais.

    O que você vai aprender nesse artigo:

     

    Além disso, o agronegócio vem ganhando uma nova geração de produtores que está mudando a cara do campo, já que sua grande maioria tem se mostrado mais flexível quanto ao uso de novas tecnologias e orientados a uma produção mais sustentável, fazendo com que ganhem cada vez mais importância no agronegócio.

    hero-placeholder-background

    Dentre as tecnologias que mais se destacaram nos últimos anos, estão os produtos biológicos, que podem complementar e, em alguns casos, até reduzir substancialmente o uso de produtos químicos, o que traz diversos benefícios para a nossa agricultura.

    Com isso, o uso de produtos biológicos como alternativa aos produtos químicos acabou se tornando muito promissor. E muitas empresas começaram a investir suas pesquisas nesta área, desenvolvendo produtos biológicos de alta eficiência para o agronegócio moderno.

    Produtos biológicos, o que são e por que usá-los?

    De acordo com os principais especialistas da área, o produto biológico é definido como aquele que usa substâncias naturais, como feromônios, enzimas, fitormônios, etc., macroorganismos vivos, como insetos, ácaros e nematoides ou microrganismos vivos, como vÍrus, bactérias e fungos.

    Seus principais usos são aqueles relacionados à proteção da cultura, para o controle de algumas doenças e pragas e também ao condicionamento do solo, auxiliando na fertilização e na estrutura da planta.

    soil-gc46829dce_1920

    Para podermos enxergar melhor a importância do uso destes produtos biológicos, citamos alguns exemplos:

    O microrganismo Bacillus subtilis, que é um excelente agente de biocontrole, além de ser uma rizobactéria promotora do crescimento de plantas, pode ser utilizado tanto para o controle das enfermidades das plantas como também para aumentar sua produtividade.

    O fungo Paecilomyces lilacinus, parasita de ovos de nematoides, tem pouca especificidade de hospedeiro, ou seja, pode colonizar diferentes hospedeiros de forma eficaz. É um produto biológico bastante competitivo em campo, por ser capaz de se desenvolver em diversos tipos de substratos e se adaptar a uma ampla faixa de pH do solo.

    Existe também o microrganismo Bacillus licheniformis, um competitivo promotor de sanidade do sistema radicular na planta. Este microrganismo se alimenta dos exsudatos liberados pela planta e cria um biofilme de proteção ao redor da raiz. Além disso, secreta metabólitos secundários com efeito nematicida e nematostático, que limitam o desenvolvimento dos nematoides.

    Outro exemplo é o Bacillus simplex, um microrganismo bioestimulante. É excelente promotor do crescimento da planta, que tem como seu principal diferencial a melhor tolerância a situações de stress hídrico, fazendo com que a lavoura se desenvolva com uma necessidade menor de água. Com ele, a planta tem a sua produção de fitohormônios estimulada e um aumento significativo no volume de raiz, proporcionando um melhor aproveitamento da água e do uso de nutrientes, sobretudo Nitrogênio e Fósforo. O resultado são plantas mais robustas, nutridas e mais tolerantes a doenças.

    Estes produtos podem ser utilizados de diferentes maneiras, dependendo do seu objetivo. E as três formas de aplicação são:

    • Clássica: Baseia-se no uso de um ativo biológico específico, de acordo com o seu alvo.
    • Inundativa: Constitui-se da introdução elevada e intensa do ativo biológico, causando uma pressão sob o alvo. É muito utilizado para o controle de plantas daninhas e insetos.
    • Repositiva: É definida como a aplicação de uma densidade populacional específica de ativos biológicos, em um nível baixo o suficiente para não interferir negativamente no ambiente.

    Além das diferentes aplicabilidades e formas de uso, os produtos biológicos trazem também diversos benefícios ao agronegócio, dentre os quais, destacamos:

    • Melhora a saúde do solo e reduz erosões - O uso de produtos biológicos participa do enriquecimento e equilíbrio do solo, aumentando o teor de matéria orgânica e dos macro e micronutrientes. A longo prazo, auxilia na recuperação das áreas degradadas pelo mau uso.
    • Auxilia no melhor uso da água - Produtos biológicos utilizados para o condicionamento do solo para plantio vêm apresentando potencial para ampliar a capacidade da planta de absorver a água, principalmente por melhorar o crescimento radicular. Isso permite maior aeração e, consequentemente, maior teor de matéria orgânica nos horizontes mais profundos do solo. Disponibiliza também nutrientes a partir da matéria orgânica, reduzindo a necessidade da adubação química. Além disso, uma planta que faz uso mais eficiente da água, não só é mais produtiva como também demanda menos água, gerando um gasto menor para o produtor.
    • Estimula a biodiversidade, além de auxiliar no enriquecimento da flora do solo, quando usado como condicionante. O uso de produtos biológicos no controle de pragas e plantas daninhas torna este processo mais específico, afetando menos outros insetos ou micro-organismos que não são seu alvo.
    • Aumenta a rentabilidade da atividade do setor - Com todos os benefícios citados acima, o melhor aproveitamento dos recursos resulta em um conjunto de gastos menor e uma maior diferença entre o investimento inicial e o pagamento final, gerando mais lucratividade.

    O futuro do mercado de biológicos no Brasil

    As previsões futuras para o uso de biológicos no mercado brasileiro são promissoras.

    Para 2030, o mercado de produtos biológicos deve atingir R$3,7 bilhões no Brasil, representando um aumento de 107% em relação ao ano de 2021.

    A Blink Consultoria realizou uma pesquisa em conjunto com CropLife e concluiu que a adesão ao uso de biológicos cresceu consideravelmente nos últimos três anos.

    biotrinsic_application

    Portanto, prevendo uma adesão maior para os próximos 10 anos, o mercado de produtos agrícolas deve triplicar. Além disso, de 2019 a 2020, o valor do mercado de biológicos teve um aumento de 42% e, de 2020 para 2021, a tendência é de 33%, o que ressalta esta tendência de crescimento.

    As principais culturas que demandam esta tecnologia são soja, milho e cana de açúcar, sendo a soja responsável pelo consumo de 40% deste total. Porém, para o futuro, há previsão de expansão para outras áreas como plantas ornamentais, hortaliças e pastagens.

    A nova geração e o agronegócio moderno

    A maior flexibilização do uso de novas tecnologias é bastante oriunda da nova geração de produtores que vem se instalando no agro atual.

    No cerrado brasileiro, apura-se que a população jovem predomina, com cerca de 51% com até 40 anos de idade, o que está definitivamente ligado ao fato desta região estar entre as mais maduras na adoção de novas tecnologias.

    Já na região sul, ainda existe um contraste, com apenas 15% dos produtores com até 30 anos e 21%, com até 40 anos. Muito embora sejam porcentagens baixas, a região demonstra mudanças rápidas nestes números em decorrência da sucessão familiar, que já ocorreu em várias propriedades.

    O impacto da adoção das tecnologias nas regiões com maior porcentagem de produtores mais jovens é mais alto em função da alta correlação entre a idade e a adoção de tecnologias. Para exemplificar esta correlação, estudos realizados mostram que 28% dos produtores com até 30 anos já são usuários avançados de alguma tecnologia do agro, ao mesmo tempo em que este tipo de usuário é representado por apenas 2% do grupo de produtores com mais de 60 anos.

    Graças ao crescente no número de jovens produtores, a previsão destes estudos indica que a adesão de agricultura de precisão para os próximos 5 anos crescerá cerca de 40%, em média, em todo o Brasil. O cerrado deverá ter um crescimento de 35%, o sudeste, de 41% e o Sul, de 43%.

    jovem produtor de milho

    Além disso, esta nova geração apresenta maior escolaridade, desde cursos técnicos até graduações completas, o que auxilia na elevação da sofisticação do agronegócio e na criação do novo perfil do produtor brasileiro.

    Onde entra a Indigo neste cenário?

    A Indigo está constantemente em busca de inovações e tecnologias para tornar o agro cada vez mais produtivo, atraente e sustentável.

    No dia 22 de Março, Dia Mundial da Água, a Indigo lançou o Indigo Simplex, que é um produto inoculante, promotor de crescimento voltado para as culturas de soja e milho. É o único desenvolvido a partir do microrganismo Bacillus simplex no Brasil, além de ser o primeiro produto da empresa a obter uma aprovação pelo MAPA. O lançamento ocorreu nesta data justamente como reforço ao compromisso da Indigo com o desenvolvimento de soluções que promovam uma agricultura mais sustentável, já que é um produto que tem como principal alvo de atuação um melhor desenvolvimento de plantas com uma menor necessidade de água

    “A gente sabe que, no Brasil, o stress hídrico é uma das questões em que o agricultor tem um dos maiores desafios quanto ao estabelecimento da sua lavoura. Ele está sempre esperando pela chuva e em uma boa quantidade, depois do plantio da sua cultura. O Indigo Simplex está relacionado justamente a este stress hídrico, já que, com ele, a planta usa a água de forma mais eficiente para se desenvolver”, comentou o Diretor LATAM de biológicos, Reinaldo Bonnecarrere, no podcast Agrotalk.

    “Estamos felizes em contribuir para a construção de uma agricultura mais sustentável e de trazer o que há de mais inovador para o Brasil, um país tão importante para o setor. A América Latina é uma região extremamente importante para o nosso negócio e vamos seguir trazendo novidades”, reforçou Dario Maffei, CEO LATAM da Indigo.

    O Indigo Simplex é mais que um lançamento: é o compromisso de promover sustentabilidade e saúde para os consumidores, por meio de soluções mais rentáveis para o produtor rural.

    Para entender mais sobre esta inovação no mercado de produtos biológicos, acesse o episódio dedicado ao Indigo Simplex no podcast da Indigo“Minuto Agro - É questionando que se evolui”. Também sugerimos a websérie Indigo em Campo, no nosso canal do YouTube, em que profissionais da Indigo visitam fazendas que já usam o Indigo Simplex e tem uma conversa aberta sobre a utilização e os principais benefícios trazidos pelo produto.

     

    Clique aqui para receber nossos conteúdos